1) Atividade: Planejar uma aula, embasada em uma metodologia ativa de ensino. (quarto ano) 

Disciplinas Português- 

Conteúdo: gênero textual receita

Gênero textual- texto informativo

Compreensão de leitura de medidas

 Objetivo geral: desenvolver ações educativas voltadas à temática alimentação saudável, onde os alunos serão incentivados à melhoria dos hábitos alimentares.

 Metodologia: ação docente, estratégias que o professor utiliza para desenvolver a aula, como, leitura, texto, imagens.

Realização de bate papo sobre alimentação. As crianças serão recepcionadas na sala de aula, onde irei apresentar a sequência das atividades e conversa sobre alimentação saudável com as crianças.

Ir anotando no quadro, itens importantes da conversa. 

Distribuição e leitura do texto DICAS DE BOA ALIMENTAÇÃO.  A leitura será realizada primeiro silenciosamente e depois cada um lê uma das frases e comenta sobre elas. A participação de todos, pode colaborar para o melhor resultado do debate. Colar no caderno. Após a leitura, perguntarei sobre os tipos de textos que acabam sendo lembrados quando falamos de alimentação.

Em seguida, distribuir o gênero textual receita. RECEIRA BOLO DE CENOURA. Realizando a leitura, apresento os ingredientes. Juntos, com cuidado e com a higienização das mãos feitas, a receita é realizada. O bolo será assado na cozinha da escola, aos cuidados da cozinheira. Enquanto o bolo assa, as crianças jogam em grupos o jogo da alimentação. 

Ao final da aula, relembrar oralmente as atividades realizadas e comer um pedaço do bolo produzido pela turma. 

Recursos:

Lousa, canetões, xerox de textos e atividades, ingredientes da receita que será realizada, dados, pinos para marcar a trilha, outros.

 2) Critério de avaliação do planejamento da aula: disciplinas que vocês já cursaram neste curso. 

Compreensão das atividades propostas e participação oral das atividades coletivas. Integração no momento de realização da receita e da experiência com a planta; valorizar os registros da experiência.

 

Reflexão Crítica.

Ao fazer meu planejamento pude perceber o quanto é importante ser atento a cada metodologia que vamos trabalhar, pois o planejamento é a base do que vamos aplicar e através dele visamos alcançar o máximo de aprendizado. Os conteúdos que propus neste planejamento certamente me prepararam muito para que eu possa em breve levar esse aprendizado para a sala de aula.

Compreendeu-se também que o professor deve pautar suas decisões com base na flexibilidade dos planejamentos de suas atividades escolares que permitam que os jogos e brincadeiras façam parte desse processo educacional.

Leva-se em consideração, a realidade sobre as condições em que se dá o processo ensino-aprendizagem dos alunos em âmbito geral. Aspectos como o tamanho das turmas, a inexistência de materiais de apoio, a precariedade de metodologias, formação insuficiente dos profissionais, etc. 

Após o estudo e a experiência diária vivida em sala de aula, é necessária uma retrospectiva que nos conduza a uma avaliação de todo o trabalho desempenhado. Lembrar-se constantemente que na sala de aula, serão produzidos também, sentimentos humanos. Que não foi permitido ao estagiário estar em contato direto com o aluno; mas que o mesmo precisa compreender que é na sala de aula que a interação de sentimentos está viva e presente.