Plano de aula: Artes e movimentos corporais

Tema: Expressões corporais e artísticas por intermédio do movimento 

Público alvo: Educação infantil ou anos inicial do Ensino Fundamental

Duração: Mínimo de 50 minutos podendo se estender para 1 hora ou mais 

Objetivos: 

Metodologia: 

Recursos: 

 

Desenvolvimento: 

Inicialmente será realizado um aquecimento com as crianças, por meio do diálogo mútuo sobre sons e movimento. Assim como será apresentado diversas músicas para que possa  acontecer os estímulos necessários para a exploração dos movimentos. 

Os jogos corporais serão introduzidos por meio de representações como, por exemplo, a mímica, onde os alunos irão reproduzir animais, objetivos ou até mesmo ações com o próprio corpo. E os colegas de acordo com o proposto irão tentar adivinhar o que o outro quer representar.

A expressão artística será realizada por meio da criação de obras artísticas utilizando o corpo e seus movimentos, poderão pintar, por exemplo, seus pés e mãos com a tinta carimbar no papel pardo e posteriormente com a ajuda de lápis, canetas poderão dar formato e fazer aquele carimba virar uma imagem de algo de seu interesse. 

Logo após, ao ser realizada a atividade será feita uma reflexão coletiva sobre a opinião dos alunos perante o que foi proposto, assim como será explicado sobre as percepções do corpo como uma ferramenta artística.

Avaliação:  Será realizada por meio da observação da participação e expressão dos alunos, assim como a criatividade individual de cada um com a reprodução dos jogos corporais e também com o desenho.