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Licitações e Contratos: como está o mercado

saiba como está o mercado de licitações e contratos.
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No Brasil, o setor público é vital para o comércio e o progresso nacional, e os especialistas em Licitações e Contratos são peças-chave nesse cenário. Além disso, a eficácia da gestão de compras governamentais e contratos públicos é imprescindível para a administração transparente e responsável dos fundos públicos. Consequentemente, o campo desses profissionais está sempre se adaptando, impulsionado por novas leis, tecnologias e cenários políticos. Posteriormente, este artigo investigará as tendências e oportunidades crescentes para os profissionais do setor, apesar dos obstáculos presentes.

Finalmente, ao examinar a situação do mercado, reafirmamos o valor crescente dos especialistas em Licitações e Contratos no Brasil, sublinhando sua importância na manutenção da integridade e eficiência na gestão pública.

O mercado de Licitações e Contratos desempenha um papel fundamental na economia brasileira, sendo essencial para a movimentação financeira e o desenvolvimento do país. Além disso, caracteriza-se como um setor dinâmico e de extrema relevância, pois sua atuação influencia diretamente a alocação de recursos públicos. Por conseguinte, a contratação de serviços e a aquisição de bens pelo setor público estão intrinsecamente ligadas a essa área. Nesse contexto, os profissionais em Licitações e Contratos assumem uma posição crítica, uma vez que são eles que zelam pela eficiência e integridade dos processos. Portanto, eles são os responsáveis por promover a transparência e a responsabilidade na administração pública, garantindo o uso adequado do dinheiro público.

contrato em cima da mesa.
contrato

Licitações e contratos, no Brasil, são uma força econômica importante, cobrindo uma ampla gama de serviços e produtos. Consequentemente, este mercado afeta tanto entidades públicas quanto empresas privadas, que se esforçam para suprir essas necessidades.

Além disso, com o foco crescente em transparência e integridade, profissionais do setor tornam-se indispensáveis. Portanto, eles devem assegurar licitações justas e alinhadas às normativas vigentes. Por fim, é essencial que os contratos sejam cumpridos eficientemente, visando a utilização responsável dos recursos dos contribuintes.

A área de licitações e contratos está notoriamente se transformando devido a contínuas reformas e inovações. Além disso, as recentes mudanças legislativas estão redefinindo esse setor essencial. Por conseguinte, tais alterações são fundamentais para a evolução dos processos licitatórios e de contratação. Paralelamente, a demanda por transparência aumenta, o que fortalece o combate à corrupção e consolida o uso de tecnologias para garantir justiça nos processos. Por sua vez, a simplificação dos procedimentos licitatórios sinaliza um esforço para incrementar eficiência e competitividade.

Ademais, a digitalização é um fator chave na otimização do sistema de licitações, impactando na agilidade e economia. Assim, as novas regulamentações refletem um comprometimento com a melhoria contínua desse sistema. Consequentemente, profissionais da área devem se atualizar para manter a conformidade e alcançar sucesso. Em resumo, a capacidade de adaptação às inovações se torna uma habilidade crucial para quem deseja se destacar no campo de licitações e contratos, preparando-se para um futuro de mudanças constantes.

Atualmente, o setor de Licitações e Contratos no Brasil passa por um período de mudança, com um enfoque crescente na transparência e integridade. Consequentemente, isso se deve à necessidade de superar os desafios impostos por escândalos de corrupção anteriores, impulsionando uma gestão mais ética dos recursos públicos. Portanto, há uma pressão por parte de reguladores e da sociedade por práticas comerciais abertas e éticas. Ademais, essa demanda por clareza está reformulando a maneira como empresas e profissionais se comunicam e aderem à legislação.

Por conseguinte, a adoção de novas tecnologias tem se mostrado fundamental para garantir a integridade e eficiência dos processos licitatórios. Em síntese, para os profissionais do setor, é vital entender e praticar a honestidade para se manter relevante no mercado atual.

Inicialmente, a tecnologia transforma o setor de Licitações e Contratos, aumentando eficiência e transparência. Posteriormente, isso tem levado à substituição dos métodos tradicionais por plataformas eletrônicas, expandindo o alcance das empresas participantes. Além disso, a digitalização acelera o processamento e a análise de dados, vital para decisões bem fundamentadas. Simultaneamente, a automação permite que os profissionais se dediquem a atividades mais estratégicas, enquanto a segurança é reforçada com novas tecnologias contra fraudes. Portanto, a adaptação a essas mudanças torna-se essencial para se destacar no mercado.

No Brasil, o setor de Licitações e Contratos é repleto de oportunidades; contudo, a luta contra a corrupção é um obstáculo central. Além disso, os profissionais devem assegurar processos íntegros e legalmente corretos, dada a influência histórica da corrupção neste campo. Consequentemente, a transparência e justiça tornam-se cruciais, demandando conhecimento aprofundado e vigilância contra práticas antiéticas.

Por outro lado, as constantes mudanças legislativas requerem adaptação contínua, ampliando o desafio profissional. Ademais, a complexidade dos processos licitatórios exige atenção meticulosa, pois erros podem levar a atrasos e perdas. Portanto, o sucesso na área demanda expertise técnica, ética inabalável e dedicação constante, essenciais para garantir transparência e equidade tanto no setor público quanto no privado.

O setor de Licitações e Contratos está em franca expansão, oferecendo múltiplas oportunidades para quem tem a qualificação adequada. Além disso, a procura por transparência e eficácia na administração dos recursos do governo fortalece a demanda por profissionais especializados. Por outro lado, estes especialistas têm um amplo espectro de possibilidades de atuação, incluindo trabalhar com o governo, empresas privadas, escritórios de advocacia e consultorias. Adicionalmente, o avanço tecnológico também abriu caminhos para os entendidos em sistemas eletrônicos de compras e softwares de gerenciamento de contratos. Assim, a combinação de competências técnicas e legais é uma vantagem competitiva nesse campo.

Por conseguinte, a capacitação contínua, por meio de formação acadêmica e cursos específicos, é essencial para capturar as oportunidades existentes. Em seguida, é importante reconhecer que o mercado está se tornando cada vez mais especializado, recompensando aqueles que investem no seu desenvolvimento profissional. Por fim, a necessidade de profissionais capacitados deve seguir em alta, fazendo da área de licitações e contratos um terreno fértil para uma carreira promissora e cheia de desafios.

No setor de Licitações e Contratos no Brasil, a excelência profissional está intrinsecamente vinculada à formação inicial e, adicionalmente, à educação contínua. Primeiramente, a área é marcada pela complexidade de suas legislações e processos, exigindo dos profissionais uma compreensão detalhada das práticas de aquisições governamentais e da legislação que se atualiza frequentemente.

Além disso, uma graduação em áreas como Direito ou Administração é fundamental, mas essa qualificação representa apenas o início de uma jornada de aprendizado constante. Nesse sentido, cursos especializados e certificações se fazem necessários para manter-se competitivo e atualizado. Posteriormente, essa educação contínua permite enfrentar desafios como gestão de riscos e combate à corrupção, e também otimizar processos.

Por conseguinte, profissionais que investem nesse desenvolvimento contínuo se tornam mais capazes de tomar decisões estratégicas. Finalmente, estão melhor equipados para as demandas e inovações do campo, assegurando um melhor desempenho na administração dos recursos públicos.

O mercado brasileiro de Licitações e Contratos é dinâmico e está em expansão, moldado por novas regulamentações, a necessidade de transparência e o progresso tecnológico. Para os profissionais que miram o sucesso nesse campo, a educação continuada é crucial. Cursos de especialização e certificações são recomendados para acompanhar as mudanças regulatórias e manter a conformidade.

A expertise tanto em aspectos técnicos quanto jurídicos é um diferencial, com a intersecção de equipes jurídicas e de compras se tornando uma prática comum. A tecnologia, especialmente as ferramentas digitais de gerenciamento, é fundamental, e a familiaridade com sistemas de compras eletrônicos é um pré-requisito crescente.

Ademais, a ética e a integridade são vitais para manter a confiança e aderir a normas rigorosas. No fim das contas, o profissional preparado para atualizar-se constantemente e aderir a padrões éticos encontrará um terreno fértil para o desenvolvimento de uma carreira robusta no mercado de Licitações e Contratos, que segue em franca evolução no Brasil.

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Amplie suas habilidades com nossas aulas on-line e ao vivo e envolva-se em um networking nacional. Com a flexibilidade de uma especialização remota a experiência de pós-graduação se torna mais acessível do que nunca, permitindo que você acesse o conhecimento de especialistas em tempo real, interaja com colegas de todo o mundo e construa seu futuro acadêmico e profissional sem sair de casa. Onde quer que você esteja em sua carreira – ou no mundo – a EBPÓS pode ajudá-lo a ultrapassar suas metas.

Professores qualificados

Nossa instituição se orgulha de contar com uma equipe de professores altamente qualificados, com vasta experiência profissional e atuante no mercado, cuja expertise e paixão pela educação garantem que nossos alunos recebam uma formação de excelência e estejam preparados para enfrentar os desafios do mundo acadêmico e profissional com confiança e sucesso.

Módulos do curso

  • Direito administrativo e os princípios fundamentais na licitação;

  • Mudanças legislativas e segurança jurídica para o licitante;

  • Confecção de Termos de Referência;

  • Compliance e preparação para licitação: passo a passo;

  • Contratos e convênios administrativos;

  • PPP e consórcios públicos;

  • Pregão e as melhores estratégias de negócios;

  • Improbidade, crimes licitatórios e a lavagem de dinheiro;

  • Análise das Demonstrações Contábeis para Licitações e Contratos;

  • Registro de preços e adesão à ata: aspectos práticos;

  • Obras, serviços de engenharia e as licitações de alto valor;

  • Contratação direta: erros evitáveis na dispensa e inexigibilidade licitatória.

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Raízes da Violência, Vozes da Mudança: o trabalho de Letícia Araújo sobre a violência nas escolas e a formação transformadora da EBPÓS

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Tecnologia não é estratégia. Gente é. Por Valdimar Souza Vivemos um tempo em que a palavra “transformação” virou mantra. CEOs a repetem em conferências. Diretores a estampam em decks de PowerPoint. Times a perseguem como quem corre atrás de um trem em movimento. Mas há uma pergunta incômoda que poucos param para fazer: transformação para quem, exatamente? No entusiasmo por inovação, muitos negócios estão tropeçando num erro clássico. Começam pela tecnologia e esquecem da biologia. Substituem perguntas humanas por dashboards. Trocam escuta por automação. Implementam sistemas complexos sem se perguntar se os corpos vivos da organização, as pessoas, foram ouvidas, envolvidas ou respeitadas no processo. É aí que o discurso de futuro se desconecta da realidade. Quando a transformação começa no lugar errado Empresas que começam sua jornada digital por sistemas e não por valores, por métricas e não por pessoas, por eficiência e não por empatia, criam um paradoxo silencioso. Se tornam modernas, mas não humanas. Tecnológicas, mas não confiáveis. Otimizadas, mas emocionalmente vazias. E isso cobra um preço. Quando a tecnologia é imposta de cima para baixo, sem escuta nem cocriação, ela vira vigilância, não ferramenta. Controle, não empoderamento. Frustração, não fluidez. A inovação, nesse modelo, perde sua alma. O verdadeiro ROI é o empoderamento humano A obsessão por eficiência faz sentido para o balanço financeiro, mas o que move as organizações vivas não é só custo reduzido. É pessoas realizadas, confiantes, pertencentes. É o orgulho silencioso de quem sabe que seu trabalho tem impacto porque tem espaço para errar, criar e melhorar. Você quer melhorar o NPS dos seus clientes? Pergunte primeiro se sua equipe sente que pode resolver problemas sem pedir permissão para cinco gerentes. Pergunte se ela tem as ferramentas certas e se essas ferramentas foram construídas com ela, não para ela. Pergunte se os líderes praticam o que pregam. E se os processos protegem a confiança ou apenas a planilha. Organizações saudáveis são aquelas onde a tecnologia não substitui a decisão humana, mas a liberta do ruído desnecessário para que ela se concentre naquilo que importa: cuidado, presença, escuta, criatividade, coragem. Não implemente. Cocrie. Implementar sem escutar é uma forma polida de autoritarismo. Empresas que tratam colaboradores como “usuários finais” estão atrasadas. As que os tratam como designers de experiência, essas sim, estão prontas para o futuro. Adoção não é conformidade. Adoção é crença. Crença de que aquilo que está sendo implementado resolve uma dor real. De que a mudança não é só uma ordem vertical, mas uma construção horizontal. De que a liderança está comprometida com o humano, não só com o headcount. Inovação de verdade é sempre profundamente humana Você quer saber o que é inovação real? • Redesenhar o processo de onboarding para reduzir a ansiedade de quem acabou de chegar • Reformular um sistema de avaliação que só punia e nunca reconhecia • Criar um ritual simples onde, toda sexta-feira, um colaborador agradece outro publicamente por algo que ninguém vê • Desburocratizar uma tarefa que drenava energia e ninguém entendia por quê Isso é inovação. Invisível no pitch de vendas, mas visível na energia das pessoas. Liderança humanizada não é gentileza. É estratégia. Os líderes que fazem a diferença hoje não são os que sabem tudo sobre IA generativa. São os que sabem tudo sobre o que bloqueia, adoece ou empodera suas equipes. São os que têm a coragem de colocar pessoas acima dos processos. Os que entendem que • A cultura precede a tecnologia • A confiança precede a performance • O cuidado precede o crescimento Eles não correm para transformar. Eles desaceleram para ouvir. E então constroem com clareza, intencionalidade e presença. Conclusão. O futuro não é digital. É relacional. Sim, adote tecnologia. Sim, teste IA, automações, analytics. Mas nunca se esqueça: Nenhum sistema vale mais do que uma pessoa bem treinada, bem tratada e bem ouvida. O futuro vai pertencer às empresas que souberem escalar sua humanidade, não apenas seu código. Que medirem não só a eficiência, mas o orgulho. Que entenderem que a verdadeira transformação começa de dentro para fora, das pessoas para os processos, e não o contrário. Porque no final, o que move o mundo não são os dados. São as decisões. E decisões continuam sendo humanas.

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Atividade: Planejar uma aula, embasada em uma metodologia ativa de ensino. (quarto ano)

1) Atividade: Planejar uma aula, embasada em uma metodologia ativa de ensino. (quarto ano)  Disciplinas Português-  Conteúdo: gênero textual receita Gênero textual- texto informativo Compreensão de leitura de medidas  Objetivo geral: desenvolver ações educativas voltadas à temática alimentação saudável, onde os alunos serão incentivados à melhoria dos hábitos alimentares.  Metodologia: ação docente, estratégias que o professor utiliza para desenvolver a aula, como, leitura, texto, imagens. Realização de bate papo sobre alimentação. As crianças serão recepcionadas na sala de aula, onde irei apresentar a sequência das atividades e conversa sobre alimentação saudável com as crianças. Ir anotando no quadro, itens importantes da conversa.  Distribuição e leitura do texto DICAS DE BOA ALIMENTAÇÃO.  A leitura será realizada primeiro silenciosamente e depois cada um lê uma das frases e comenta sobre elas. A participação de todos, pode colaborar para o melhor resultado do debate. Colar no caderno. Após a leitura, perguntarei sobre os tipos de textos que acabam sendo lembrados quando falamos de alimentação. Em seguida, distribuir o gênero textual receita. RECEIRA BOLO DE CENOURA. Realizando a leitura, apresento os ingredientes. Juntos, com cuidado e com a higienização das mãos feitas, a receita é realizada. O bolo será assado na cozinha da escola, aos cuidados da cozinheira. Enquanto o bolo assa, as crianças jogam em grupos o jogo da alimentação.  Ao final da aula, relembrar oralmente as atividades realizadas e comer um pedaço do bolo produzido pela turma.  Recursos: Lousa, canetões, xerox de textos e atividades, ingredientes da receita que será realizada, dados, pinos para marcar a trilha, outros.  2) Critério de avaliação do planejamento da aula: disciplinas que vocês já cursaram neste curso.  Compreensão das atividades propostas e participação oral das atividades coletivas. Integração no momento de realização da receita e da experiência com a planta; valorizar os registros da experiência.   Reflexão Crítica. Ao fazer meu planejamento pude perceber o quanto é importante ser atento a cada metodologia que vamos trabalhar, pois o planejamento é a base do que vamos aplicar e através dele visamos alcançar o máximo de aprendizado. Os conteúdos que propus neste planejamento certamente me prepararam muito para que eu possa em breve levar esse aprendizado para a sala de aula. Compreendeu-se também que o professor deve pautar suas decisões com base na flexibilidade dos planejamentos de suas atividades escolares que permitam que os jogos e brincadeiras façam parte desse processo educacional. Leva-se em consideração, a realidade sobre as condições em que se dá o processo ensino-aprendizagem dos alunos em âmbito geral. Aspectos como o tamanho das turmas, a inexistência de materiais de apoio, a precariedade de metodologias, formação insuficiente dos profissionais, etc.  Após o estudo e a experiência diária vivida em sala de aula, é necessária uma retrospectiva que nos conduza a uma avaliação de todo o trabalho desempenhado. Lembrar-se constantemente que na sala de aula, serão produzidos também, sentimentos humanos. Que não foi permitido ao estagiário estar em contato direto com o aluno; mas que o mesmo precisa compreender que é na sala de aula que a interação de sentimentos está viva e presente.

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Planejamento de Aula: Alimentação Saudável para Crianças de 7 a 9 Anos

Planejamento de Aula: Alimentação Saudável para Crianças de 7 a 9 Anos   Introdução Este planejamento de aula visa abordar a importância da alimentação saudável para crianças na faixa etária de 7 a 9 anos, utilizando metodologias ativas de ensino para promover a participação e o engajamento dos alunos. O objetivo é desenvolver a consciência sobre escolhas alimentares adequadas e seus impactos na saúde e bem-estar.   Objetivos de Aprendizagem Ao final desta aula, os alunos serão capazes de:   Identificar os principais grupos alimentares e a importância de cada um para a saúde. Diferenciar alimentos saudáveis de alimentos não saudáveis (ultraprocessados).   Compreender os benefícios de uma alimentação equilibrada para o crescimento, desenvolvimento e energia. Propor e participar de atividades práticas relacionadas à alimentação saudável. Desenvolver hábitos alimentares mais conscientes e autônomos.   Metodologia Ativa de Ensino A metodologia ativa será o pilar deste planejamento, incentivando o protagonismo do aluno no processo de aprendizagem. Serão utilizadas abordagens como: Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP): Os alunos desenvolverão projetos práticos relacionados à alimentação saudável. Gamificação: Utilização de jogos e desafios para tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido. Cultura Maker: Criação de materiais e atividades pelos próprios alunos. Estudo de Caso: Análise de situações-problema reais ou hipotéticas relacionadas à alimentação.   Conteúdo Programático   Principais Conceitos Alimentos Naturais e Minimamente Processados: Frutas, verduras, legumes, cereais, leguminosas, carnes, ovos, leite. Alimentos Processados: Alimentos que sofreram alguma alteração, como pães, queijos, conservas. Alimentos Ultraprocessados: Alimentos com alto teor de açúcar, gordura, sódio e aditivos, como biscoitos recheados, refrigerantes, salgadinhos. Pirâmide Alimentar: Representação gráfica dos grupos alimentares e suas proporções recomendadas.   Nutrientes Essenciais: Vitaminas, minerais, proteínas, carboidratos, gorduras e água.   Exemplos de Aplicação (Atividades Práticas) Oficina Culinária Saudável: Preparo de lanches saudáveis (salada de frutas, sanduíches naturais, sucos) pelos próprios alunos.  Jogo da Alimentação: Um jogo de tabuleiro ou quiz interativo onde os alunos classificam alimentos e aprendem sobre seus benefícios. Horta na Escola: Criação e cuidado de uma pequena horta, onde os alunos plantam e colhem vegetais, aprendendo sobre a origem dos alimentos.   Diário Alimentar: Os alunos registram o que comem durante a semana e analisam seus hábitos com a orientação do professor. Teatro de Fantoches: Criação de peças teatrais com fantoches para encenar situações do dia a dia relacionadas à alimentação e escolhas saudáveis.   Potenciais Benefícios e Desafios Benefícios: Saúde e Bem-Estar: Melhoria da saúde física e mental, prevenção de doenças crônicas. Desempenho Escolar: Aumento da concentração, memória e energia para o aprendizado. Autonomia e Responsabilidade: Desenvolvimento da capacidade de fazer escolhas alimentares conscientes. Engajamento Familiar: Incentivo à participação da família na promoção de hábitos saudáveis.   Desafios: Resistência a Novos Alimentos: Dificuldade de algumas crianças em experimentar alimentos desconhecidos. Influência do Ambiente: Exposição a alimentos não saudáveis em casa, na escola ou na mídia. Tempo e Recursos: Necessidade de tempo e recursos para a realização de atividades práticas e materiais educativos. Participação Familiar: Engajar os pais e responsáveis no processo de educação alimentar.   Avaliação A avaliação será contínua e formativa, observando a participação dos alunos nas atividades, a compreensão dos conceitos e a aplicação dos conhecimentos no dia a dia. Serão utilizados registros de observação, análise dos projetos desenvolvidos e discussões em grupo.   Recursos Materiais para oficina culinária (frutas, vegetais, pães, etc.) Materiais para jogos (tabuleiro, cartas, quiz) Ferramentas e sementes para horta escolar Cadernos ou folhas para diário alimentar Materiais para fantoches (tecidos, feltro, cola, tesoura) Recursos visuais (pirâmide alimentar, cartazes, vídeos educativos)   Referências Guia Alimentar para Crianças Brasileiras – BVSMS [1] Ministério da Saúde – Alimentação Saudável [2] Nestlé Baby&Me – Porção: como saber quanto a criança precisa comer? [3] Cartilha de Orientação Nutricional Infantil – FTP – Medicina [4]   [1] https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/guia_alimentar_crianca_brasileira_versao_resumida.pdf [2] https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/s/saude-da-crianca/primeira- infancia/alimentacao-saudavel [3] https://www.nestlebabyandme.com.br/artigos/porcao-alimentar [4] https://ftp.medicina.ufmg.br/observaped/cartilhas/Cartilha_Orientacao_Nutricional_12_03_13.pdf

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Camila Santos – Plano de aula: Artes e movimentos corporais

Plano de aula: Artes e movimentos corporais Tema: Expressões corporais e artísticas por intermédio do movimento  Público alvo: Educação infantil ou anos inicial do Ensino Fundamental Duração: Mínimo de 50 minutos podendo se estender para 1 hora ou mais  Objetivos:  Estimular a criatividade e as expressões por meio do corpo. Explorar a relação entre arte e movimento corporal. Desenvolver percepções como ritmos e coordenação. Trabalhar a cooperação, onde serão desenvolvidos valores como empatia. Metodologia:  Aprendizagem baseada no empírico, nas vivências e experiências: Aprendizagem por meio de projetos: como a criação em grupo de uma obra de arte a partir dos movimentos Desafios e dinâmicas  com o formato de jogos corporais Recursos:  Caixa de som  Cartolina, papel pardo.  Tinta, pinceis, lápis de cor.   Desenvolvimento:  Inicialmente será realizado um aquecimento com as crianças, por meio do diálogo mútuo sobre sons e movimento. Assim como será apresentado diversas músicas para que possa  acontecer os estímulos necessários para a exploração dos movimentos.  Os jogos corporais serão introduzidos por meio de representações como, por exemplo, a mímica, onde os alunos irão reproduzir animais, objetivos ou até mesmo ações com o próprio corpo. E os colegas de acordo com o proposto irão tentar adivinhar o que o outro quer representar. A expressão artística será realizada por meio da criação de obras artísticas utilizando o corpo e seus movimentos, poderão pintar, por exemplo, seus pés e mãos com a tinta carimbar no papel pardo e posteriormente com a ajuda de lápis, canetas poderão dar formato e fazer aquele carimba virar uma imagem de algo de seu interesse.  Logo após, ao ser realizada a atividade será feita uma reflexão coletiva sobre a opinião dos alunos perante o que foi proposto, assim como será explicado sobre as percepções do corpo como uma ferramenta artística. Avaliação:  Será realizada por meio da observação da participação e expressão dos alunos, assim como a criatividade individual de cada um com a reprodução dos jogos corporais e também com o desenho.

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